Nossa História

Em 1970, o casal de missionários norte americanos, Arthur e Inge Haring, junto com suas 4 filhas, trouxeram para o Paraná alguns adolescentes da instituição de acolhimento para meninos, a qual já estava estabelecida pela Igreja Evangélica Nazareno em Nepomuceno, Minas Gerais, com a finalidade de fundar em Entre Rios um orfanato, em uma fazenda que havia sido doada pelo Sr. Jakob Lay.  Essa fazenda originalmente era da Família Piotto e em uma troca de terrenos, acabou nas mãos de Sr. Jakob.

Foi solicitado ao Governo do Paraná a permissão para fundar um lar de crianças no local, porém a autorização foi negada, com o argumento de que não deveria incluir crianças oriundas de outro Estado, já que o Paraná já tinha uma demanda muito grande de crianças e adolescentes em situação de acolhimento.

Os meninos adolescentes retornaram para Minas Gerais com Sr. Arthur e sua família, e na sequencia foi novamente solicitada permissão para abrir uma instituição de acolhimento no terreno doado pelo Sr. Jakob e desta vez a permissão foi concedida.  A Associação Canaã de Proteção aos Menores foi fundada em 07 de dezembro de 1973.

Em 1974, o casal norte americano Ken e Hope (Esperança) Pflederer assumiram a frente do trabalho. Eles tiveram dois filhos nascidos no Brasil.

A Associação Canaã passou a ser uma referência importante no acolhimento de crianças e adolescentes no município de Guarapuava. A primeira acolhida da Associação Canaã foi Bernadete, uma adolescente que chegou por ordem do Juiz de Menores da Comarca.  A Associação Canaã iniciou seus trabalhos atendendo somente meninas.

Em 1981, Mary Evelyn Gibson, uma norte americana solteira, veio para ministrar junto com Ken e Hope, trabalhando juntos até 1983, quando o casal retornou para os Estados Unidos. Com a saída deles veio outro casal norte americano, Tim (Timóteo) e Frances (Francine) Brower, para assumir como diretores. Eles já estavam no Brasil ministrando no orfanato em Nepomuceno, Minas Gerais por um ano, onde adotaram 2 crianças, Priscila e Josiah.

Foto do Lar Canaã no início da década de 80.

Timóteo e Francine permaneceram na liderança até 1996 quando retornaram para os Estados Unidos. Durante o tempo deles na liderança, a instituição identificou o problema da separação de irmãos no acolhimento, pelo fato da Associação Canaã atender somente meninas. Por isso, a instituição abriu suas portas a meninos e em março de 1990 chegou o primeiro menino na Associação Canaã (Antoninho Barbosa). Dentro da mesma semana, chegaram mais dois meninos, todos acolhidos pelo Juiz de Menores da cidade de Pinhão, Paraná. Com a chegada dos três meninos e outros que chegaram nos meses seguintes, foi iniciada uma reforma da casa.

Foram construídos dois corredores, separados pelo refeitório, sendo um para as meninas e um para os meninos, com uma cuidadora morando em cada corredor. A reforma foi feita em etapas.

Em 1996, com a volta de Timóteo e Francine Brower para os Estados Unidos, Mary Gibson assumiu a presidência da Instituição, posição em que permaneceu pelos próximos 15 anos.

Sentindo a necessidade de ajudar nossos jovens acolhidos a se tornarem independentes e bem encaminhados na vida depois de completar o segundo grau, ou no momento do desacolhimento, foi desenvolvido o programa CLM Plus. CLM Plus visa auxiliar os acolhidos nessa transição, para que se estabilizem fora da Instituição, estudando e trabalhando com apoio, encorajamento, e apoio financeiro enquanto necessário. Graças a esse programa, jovens da Associação Canaã se formaram em cursos superiores incluindo Administração, Serviço Social, Pedagogia, Secretariado Executivo, além de cursos técnicos como Hotelaria, Enfermagem e Estética.

Em 2000, a reforma do prédio principal foi finalizada com a construção de um segundo pavimento com sala de convívio (sala da família), áreas para estudos, música, e artesanato.

No ano 2004, o Sr. Paulo Naiverth doou à Associação Canaã um terreno no município de Turvo, Paraná, para o início de uma obra social acolhimento parecida com a sede em Entre Rios. Este projeto foi solicitado pelo Município de Turvo por causa da grande necessidade que a cidade tinha com suas crianças e adolescentes da comunidade. A construção foi finalizada em 2006, e a unidade começou a acolher crianças e adolescentes.

Em 2011, a direção da Instituição passou para o casal norte americano Kevin e Elaine King, que no início tinham um casal de filhos. Durante seus 5 anos no Brasil eles mais três filhos, todos irmãos. Nesse período, Kevin iniciou uma mudança no sistema de atendimento da Instituição, que até então era sistema de orfanato, criando um sistema que ele chamou de grupos familiares, ou seja, os acolhidos moravam em família com cuidadores, com cada casal de cuidadores atendendo no máximo 8 acolhidos, semelhante ao sistema do casa lar. Foram adaptadas partes da casa principal para servir como apartamentos para estes grupos.

No ano 2015, com a volta da Família King para os Estados Unidos, uma diretoria executiva brasileira foi formada, sob a liderança do presidente Anderson Kasnocha.

Desde então, a instituição tem passado por várias mudanças, firmando em 2017 o sistema de grupos familiares (casa lar) para proporcionar aos acolhidos um ambiente familiar.

Em 2022, Juan Villalba passou a ser o presidente da Associação Canaã, com Anderson Kasnocha na posição de diretor interno. No ano 2023, a propriedade em Turvo foi vendido.

O foco da instituição continua na preparação dos acolhidos para um futuro de sucesso com realização de seus sonhos. Isso inclui oportunidades de participar no programa Jovem Aprendiz e fazer cursos técnicos, além da aprendizagem no dia a dia acompanhada por um casal de cuidadores dedicados ao bem-estar dos acolhidos.

Receba notícias da Associação Canaã fechar