Como Funciona

A Associação Canaã atende aproximadamente 20 acolhidos, que são atendidos por uma equipe de 10 cuidadores (pai e mãe social) e equipe multidisciplinar.

As crianças e adolescentes são encaminhados pela Vara da Infância e Juventude, após serem acolhidas pelo Conselho Tutelar. O acolhimento se dá a partir do momento que os órgãos responsáveis tomam ciência da violação dos direitos de qualquer criança ou adolescente.

Na Instituição, os mesmos são acolhidos em 5 casas-lares", similares ao sistema de acolhimento familiar, onde um casal de cuidadores é responsável por eles, prestando auxílio em todas as suas necessidades. Em um primeiro momento a preocupação é elevar a autoestima da criança, inserindo-a no grupo e nas atividades, garantindo a sua integridade e respeitando os seus direitos.

As regras e limites da convivência na casa e na Instituição, a programação de atividades e distribuição de tarefas são decididas pelos cuidadores em conjunto com a equipe técnica e administrativa, sempre com o objetivo de despertar nos acolhidos o senso de pertencimento, a consciência crítica e a responsabilidade, integrando-os com os demais e com a comunidade local. O foco principal da Associação Canaã é o restabelecimento do vínculo familiar. O acompanhamento familiar visa preparar as famílias para o retorno de seus filhos (quando possível).

Como somos mantidos?

A instituição é mantida em grande parte pela organização das Igrejas Evangélicas Nazareno da América do Norte, que participa com aproximadamente 60% do valor necessário para o andamento do trabalho, e também por projetos específicos do Governo Municipal, Estadual e Federal, além de doações de pessoas e empresas da comunidade.

Receba notícias da Associação Canaã fechar